NOVAS PERSPECTIVAS

Programa Sound Up, do Spotify, Continua Trazendo Vozes Diversas Para Podcasts

Desde o seu início em 2018, o programa Sound Up, do Spotify, ajudou criadores  sub-representados a colocar o pé – e o microfone – na porta da podosfera. O objetivo do programa é diversificar as vozes no espaço de áudio, fornecendo oportunidades educacionais, recursos e acesso a especialistas do setor aos participantes. Os graduados do Sound Up em outros mercado, como Estados Unidos e Austrália, já lançaram programas populares que foram classificados nas paradas de podcast do Spotify, incluindo Dope Labs, Search Engine Sex, You Heard Me Write, e FOGO: Fear of Going Outside.

Agora, quatro anos após sua criação, o Sound Up foi lançado em 12 mercados (Japão, Itália, Estados Unidos, LatinX, Índia, México, Austrália, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Argentina) e ajudou centenas de graduados a encontrar oportunidades na criação de podcasts.

Como funciona o Sound Up? Em cada mercado, 10 participantes são selecionados para fazer parte do programa. Os criadores passam por uma experiência imersiva virtual ou presencial, na qual aprimoram sua narrativa, obtêm mais experiência na produção de áudio e têm a chance de desenvolver suas ideias. Após o término da sessão, os participantes continuam a receber apoio do Spotify durante todo o ano, enquanto criam um piloto profissional de sua ideia, que tem a oportunidade de se tornar um Original Spotify.

Em 2020, à medida que pessoas ao redor do mundo alteravam seu estilo de vida com base nos protocolos de distanciamento social e nos riscos do COVID-19, o Sound Up também teve que se adaptar. “Foram dois anos incrivelmente difíceis em que, globalmente, tivemos que ajustar o programa aos treinamentos virtuais”, compartilhou Natalie Tulloch, Líder Global do Sound Up. “Mas também tivemos a chance de ver histórias maravilhosas começarem a tomar forma, e agora que lançamos novos podcasts, é incrivelmente gratificante.”

O For the Record viajou pelo mundo para conferir alguns dos participantes atuais e recém-formados do programa para saber mais sobre suas experiências e os podcasts que estão criando.

Maickson Serrão (Brasil)

Pavulagem – Contos da Floresta, de Maickson, é um podcast de não ficção sobre histórias do folclore amazônico. O criador está atualmente trabalhando com sua equipe para mapear o enredo de todos os 12 episódios do programa. “Vamos falar de criaturas como a Mãe da Mata, uma lenda muito famosa aqui, mas também de contos desconhecidos como o pássaro que come gente”, compartilhou Maickson. “Já entrevistei alguns contadores de histórias tradicionais. Essas pessoas vivem dos muitos rios da região e também são anciãos dos povos indígenas da Amazônia brasileira.” Durante sua experiência no Sound Up, Maickson apreciou como o programa era prático, enquanto também permitiu muitas oportunidades de liberdade criativa. “Espero que todos os participantes do Sound Up tenham muito sucesso e que o programa continue impactando a vida de muitos outros jovens talentos em nosso país. Muitas histórias precisam ser contadas sobre as pluralidades e a diversidade florescente do Brasil”, disse Maickson.

 

Samara Costa (Brasil) 

ZUMBIR é um podcast que destaca os contos de ficção afrofuturistas. A criadora, Samara Costa, está atualmente trabalhando em ideias para episódios, e isso envolve muitas viagens. Ela visitou recentemente Angola como parte de sua pesquisa. “As histórias e mitos angolanos tiveram um grande impacto em mim, especialmente o som, o misticismo e o estilo de vida dos jovens angolanos”, explicou Samara. “Acho que a combinação de referências brasileiras e angolanas serão elementos que servirão de base para a criação de alguns episódios de ZUMBIR.” Sua parte favorita da experiência Sound Up foi ver seu episódio piloto ganhar vida, de uma ideia no papel a um episódio polido. “Pude sentir a voz dos personagens, como eles falam, andam, como riem, tudo pelo áudio… Foi fantástico! Tudo isso foi criado com o apoio técnico e emocional de todos os envolvidos no Sound Up, desde mentores e organizadores até amigos que fiz durante o programa.”

 

Caio dos Santos (Brasil)

Raízes é um podcast documental que conta histórias de famílias brasileiras. Na primeira edição, Caio investiga suas próprias origens em um esforço para responder uma questão: De onde eu vim? O participante do Sound Up está atualmente trabalhando na produção da primeira edição e já escreveu dois roteiros. “Eu aposto que muita gente se conectará com o carisma dos personagens e suas histórias”, compartilhou Caio. Para a próxima fase de sua jornada, o podcaster espera continuar contando contos do povo nordestino. 

 

Lucas Moura (Brasil)

O podcast de Lucas Moura, Calunguinha, o cantador de histórias é um podcast fictício que espera expandir a imaginação de crianças negras compartilhando a história dos negros no Brasil e no mundo. Lucas está atualmente trabalhando na finalização de roteiros e encontrando as vozes certas para fazê-los brilhar. Sua parte favorita no programa Sound Up foram os artistas com quem conseguiu se encontrar para o podcast. “Convidamos um artista (Lázaro Ramos) para participar do nosso podcast e ele aceitou”, explicou Lucas. “Ali ficou claro para mim que o Sound Up é um projeto que pode ajudar a ampliar meus horizontes.”

 

Gigi (Reino Unido)

Gigi acabou de terminar o programa e está trabalhando em seu podcast Journeys With Grace, que é uma história de descoberta imersiva e independente. Da narrativa aos detalhes de direitos autorais, a experiência de Gigi no Sound Up trouxe muitos novos conhecimentos sobre a indústria. Sua parte favorita do processo foi desenvolver o trailer e o episódio piloto. “Cobrir meu trailer com paisagens sonoras e adicionar áudio atmosférico aqui e ali foi divertido para mim – um pouco estressante e divertido”, explicou o podcaster. “Sou criativo, então, ver minha visão se concretizar foi um momento super legal. Esse sentimento é insubstituível.” Agora, seu foco é desenvolver o roteiro e encontrar uma maneira de convidar os ouvintes para o seu programa de maneira íntima. “Estou ansioso para o processo, para minha visão estar aí para todos e o podcast encontrar e ressoar com as pessoas que deveria.”

Para criadores do Reino Unido e da Irlanda interessados ​​no programa Sound Up, as inscrições estão abertas até 14 de março de 2022. Envie sua inscrição aqui.

 

Fatima Hellgren Camara (Suécia) 

Podcast de Fatima Hellgren Camara, Välkommen till Ön (Bem-vindo à Ilha) é um olhar cômico sobre pessoas irritantes e seus hábitos frustrantes. Toda semana ela discute essas pessoas e se elas devem ser enviadas para uma ilha deserta muito, muito distante. A série acaba de terminar sua segunda temporada, durante a qual Fátima aprendeu a editar e produzir seus próprios episódios. Sua parte favorita do Sound Up? “Ter tido a oportunidade de aprender um conjunto de habilidades totalmente novas”, compartilhou a apresentadora. “No entanto, minha parte favorita foi me familiarizar com o equipamento técnico.”

 

Roba Kadhem (Suécia) 

Atualmente em sua terceira temporada, Lyssna Tjejer (Listen Girls) é um podcast co-hospedado por Roba Kadhem e Aya Said. No programa, as duas discutem temas do Pink Room, o maior grupo de mulheres do Facebook da Escandinávia. Por meio do Sound Up, Roba experimentou um maior senso de comunidade entre outras pessoas do setor. “Foi muito aconchegante ver essas pessoas incríveis todas as semanas e conhecê-las, mesmo por meio de uma reunião virtual”, explicou Roba.

 

Arunima Tenzin Tara (Índia) 

Em Dinner by Ear, a apresentadora Arunima Tenzin Tara dá dicas aos ouvintes sobre como preparar um jantar em apenas 30 minutos. Atualmente, Arunima está testando novas receitas, desenvolvendo versões rápidas de jantares que ela adora e lendo o máximo possível sobre a história dos alimentos. Ainda no meio de sua participação no Sound Up, toda essa preparação permitirá que ela comece a gravar os episódios assim que chegar a hora. Sua parte favorita da experiência até agora foi entender por que ela estava fazendo esse show e quem era sua audiência. “Acho que esse exercício foi algo que gostei porque me obrigou a analisar criticamente o conceito do meu podcast e restringir a audiência a um tipo muito particular de pessoa”, explicou Arunima. “Esse foco me ajudou a ter clareza sobre o tipo de receitas a serem incluídas no programa.” À medida que avança para a próxima fase, Arunima terá a chance de gravar sons na cozinha, criar músicas originais e passar um tempo aperfeiçoando sua voz.

 

Shreya Dasgupta (Índia)

O podcast Imagined Tomorrow, de Shreya Dasgupta, apresenta uma variedade de especialistas que usam seus conhecimentos em ciência e tecnologia para especular sobre o futuro da Índia. Shreya está usando as ferramentas que aprendeu na Fase Um de sua experiência no Sound Up para se preparar para uma nova temporada; atualmente ela está no processo de delinear, pesquisar e reportar processos para os próximos episódios. Até agora, ela teve duas partes favoritas do programa. “O primeiro foi conhecer podcasters incrivelmente criativos”, disse Shreya. “O segundo foi aprender com os mentores do Sound Up e outros da equipe do Spotify, que não apenas depositaram sua fé na minha ideia, mas também foram super comprometidos e entusiasmados em ver minha visão.” Shreya em breve entrará na Fase Dois de sua experiência no Sound Up.

 

Peppa Smith (Austrália)

Yaama Mama é um podcast criado por Peppa Smith que se concentra na paternidade de crianças indígenas. Por meio de temas sérios e comentários sarcásticos, o programa examina e desconstrói a maneira como os pais são ensinados a criar os filhos em sua comunidade. Peppa está atualmente em um momento de pesquisa, trabalhando na coleta de informações para serem usadas em seus episódios. Uma de suas partes favoritas do Sound Up foram as pessoas que teve a chance de conhecer. “Tive reuniões em que encontrei pessoas extremamente inteligentes e talentosas na indústria”, disse a podcaster. “Também tive a sorte de que os outros membros da turma para 2021 são uma multidão brilhante, engraçada e incrivelmente bonita.”

 

Esses criadores e suas histórias são apenas uma pequena amostra dos podcasts que estão sendo desenvolvidos por meio do Sound Up. Para saber mais sobre o programa e como funciona para amplificar vozes sub-representadas, visite o site do Sound Up.